vietnam.jpgWashington D.C. é realmente uma das cidades mais bonitas que já visitei. Não vou comparar aqui com as cidades da Europa, pois são coisas completamente diferentes. A capital do poder americano é uma cidade decorada por monumentos, parques, museus, prédios governamentais e emoldurada pelo Rio Potomac.

O povo americano tem muito orgulho de sua História, e isso se reflete nos monumentos que erguem a cada episódio escrito. Gosto muito do Memorial dos Veteranos do Vietnã, onde um muro de granito escuro vai se erguendo conforme os nomes das pessoas mortas ou desaparecidas em ação vai aumentando. É um dos memoriais mais carregados de emoção que eu conheço, porque os nomes tornam ele pessoal, e o fato de você conseguir ver o seu reflexo no muro, faz você refletir. Há ainda o Memorial ao Soldado Desconhecido, no Cemitério Arlington, onde há uma troca de guarda milimetricamente coreografada a cada uma hora.

unknown-soldier.jpg

lincoln-memorial.jpg

washington-monument.jpgOs presidentes também estão lá imortalizados, cada um a sua maneira. Não é porque sou fã de Abraham Lincoln, mas o monumento erguido a ele é o meu favorito. Uma grande construção, com o velho Abe sentado relaxadamente, como que olhando para o país que ele manteve unido durante a Guerra Civil. O monumento a George Washington talvez seja o mais famoso de Washington, e talvez o mais sem graça também. Estou falando daquele obelisco que sempre aparece nos filmes que tem a cidade como cenário. O interessante é que você pode subir até seu topo e ter uma vista aérea da cidade… após enfrentar uma grande fila. É mais ou menos como subir a Estátua da Liberdade, ou o Empire State Building, vale a pena fazer uma vez na vida.

washington-monument-1996.jpg

Washington, 1996… em frente ao espelho d´água que se estende do Lincoln Memorial ao Washington Monument.

jfk-grave.jpgTalvez o presidente mais adorado pelos americanos, John Kennedy não possui um monumento megalomaníaco na cidade como seus antecessores. Seu memorial se encontra no Cemitério Arlinton, próximo ao do Soldado Desconhecido, onde ele está enterrado ao lado de Jackie Kennedy Onassis e de seus dois filhos, e onde uma chama eterna queima para homenageá-los.

arlington-cemetery.jpgFalando no Arlington Cemetery, este é, para mim, um dos lugares mais bonitos de Washington. Pode parecer meio estranho um cemitério figurar entre meus locais favoritos em uma cidade, mas o Arlington é praticamente um parque, cheio de, claro, obras que lembram heróis da história americana e, por estar em uma elevação, tem-se uma vista privilegiada da cidade.

tourmobile.jpgAs atrações ficam um pouco distantes umas das outras. A melhor maneira de conhecer todas estas coisas que eu falei aí em cima e muitas mais de que não falei é pegar um dos muitos ônibus fantasiados de bonde que circulam pela cidade. A Tourmobile oferece um passe que permite ao visitante entrar em seus veículos durante todo o dia, ficando o tempo que quiser em qualquer uma de suas 25 paradas. Quando você está no ônibus, o motorista vai passando informações históricas pelo caminho. Outra opção é ver a cidade navegandoo rio Potomac. Por mais ou menos US$15,00 por pessoa, a Potomac River Boat leva você em um passeio de 90 minutos. Não dá para descer nas atrações, mas a vista é belíssima.

white-house.jpgSe você não gostar de História e sim de política, pode também visitar o presidente… ou pelo menos a casa dele, a famosa Casa Branca. Esta, aliás, é uma das atrações mais concorridas de Washington, então espere looongas filas, mesmo chegando cedo. Se a fila estiver muito grande e você não quiser esperar, vá até o prédio do Capitólio, onde fica o Congresso Americano, praticamente não há filas, os tour guiados são gratuitos e o prédio é igualmente belo (você só não terá a chance de ver o George Bush… mas não acredito que muitos de vocês vão ligar para isso).

capitolio.jpg

Washington, 1996. Em frente ao Capitólio.

natural-history.jpgE finalmente, os museus. Washington é uma das cidades com o maior número de museus por metro quadrado em todo o mundo. Mas não vá esperando ver Picasso, Miró e amigos… o negócio aqui é outro. A maioria dos museus fica localizada no National Mall. Não, não é shopping mall… nada de compras aqui. O Mall é a rua em frente ao Capitólio, onde estão o Museu Aero-espacial, Museu do Índio Americano, Museu de História Natural (foto), Museu de História Americana, a Galeria Nacional de Arte, O Memorial e Museu do Holocausto e o Museu e Jardim de Esculturas Hirshhorn. Há ainda o Museu de Arte Africana e o Anacostia Community Museum, dedicado à História africana. Tem o Jardim Botânico, o Zoológico, o aquário, o Museu dos Correios, a National Portrait Gallery, o Arts and Industries Building, a Casa da Moeda e chega!!! Quem quiser que vá e descubra mais… pois vale a pena. Ahhh… e se alguém aí decidir ir no verão, uma boa dica é passear pela Pennsylvania Avenue, onde nos fins de semana costumam ocorrer shows ao ar livre.

mall-washington.jpg

Imagens: Vietnam Memorial – Peter Mackay. Washington – Stock Exchange. Tourmobile – site oficial. Eu – não lembro.

Leia outros posts sobre destinos nos Estados Unidos:

Central Park, NY – O guia completo

De Venice a Santa Monica em duas rodas

A Odisséia de Pedro – de SF ao RJ em quatro dias

Cenas americanas – de NY a Monterrey em 15 fotos

Wi-fi no avião – postando a 30 mil pés de altitude

O reino mágico de Walt Disney

Washington – descobrindo o centro do poder americano

Gettysburg – descobrindo um campo de batalha

Anúncios