market-smaller.jpg Passeando por esta world wide web outro dia, me deparei com um blog que acabou inspirando este post, o Favoritos, que dá dicas de sites sobre os mais variados assuntos. Como aqui o negócio é turismo, fui fazer a minha relação de links interessantes, pegando, claro, uma ou duas dicas do blog da minha nova amiga… Resolvi neste primeiro post de links me concentrar nos sites para os viajantes internacionais, então a maioria deles estará em inglês… embora alguns ofereçam também a famosa opção pt-br.

Vamos começar pelas redes sociais, como o Orkut e My Space, só que voltadas para os viajantes. Já havia falado em um dos meus primeiros posts sobre o Couch Surfing. O que fui descobrir é que existem diversas outras comunidades de pessoas dispostas a abrigar um viajante desconhecido em suas casas. Uma delas é o Hospitality Club, com mais de 320.000 associados em 270 países.

blog.jpgNo quesito Blog, o Iloho me pareceu o que tinha os melhores textos. Na verdade a página é uma coletânea de textos enviados pelos participantes, ordenados conforme a nota que recebem de seus leitores. Mas não deixa de ser um blog.. já que blog vem de weblog, e os texto são logs de viagensaosjjzzzzzz zzzz zzzz zzz zzz zz z…. ok… ok… voltando ao assunto. O Everytrail utiliza a tecnologia dos GPS aliada ao GoooooogleMaps para criar diários de viagem detalhados. Você envia os dados do seu aparelho de posicionamento global para o site, coloca fotos, textos, vídeos e depois manda para seus amigos. Se eu tivesse um aparelho de GPS, me cadastrava.

Para os que ainda nem sabem para onde ir, o Tripbase é a solução. Medindo a sua disposição para sair a noite, jantar fora, fazer compras e conhecer a natureza, o site irá te indicar destinos ao redor do globo, com uma descrição do local, informações sobre o clima, dicas de hotéis, atrações e muito mais. Para os que já sabem para onde ir e só precisam de um lugar para ficar, aí a solução passa a ser o Hotel Finder. Seguindo uma tendência em sites de viagem, sua plataforma se baseia no GooooogleMaps, indicando a localização exata do hotel, como chegar vindo de diferentes lugares, além de, claro, preços. Ainda no quesito hotéis, o TV Trip oferece vídeos de hotéis em diversos destinos turísticos ao redor do mundo, para que você possa escolher bem e não ter surpresas desagradáveis… mas eu andei dando uma olhada e geralmente são hotéis mais caros, nada que um mochileiro como eu recomendaria.

Um site que é bem específico mas que irá ajudar algumas pessoas é o Broadway Zone. Na página você encontra uma lista de todos os teatros da famosa avenida de Nova York, com informações sobre a peça que está passando, horários, preços, etc. Não preciso nem dizer que o GooooooogleMaps ajuda os navegantes do site a encontrar o teatro onde eles querem ir.

Mais completo que os anteriores, o Superfuture tem dicas de hotéis, lojas, bares, museus e até salões de beleza, tudo em um mapa simples e fácil de ler. Infelizmente os mapas estão disponíveis apenas para algumas cidades, como NY, Tókio, Amsterdam, Paris, Londres e outros grandes centros. Mas as dicas podem ser encontradas também para cidades menores, inclusive para o excelente sanduíche de filé com queijo do Cervantes, aqui no Rio.

airport.jpgNestes tempos de crise aérea e segurança redobrada nos aeroportos em todo o mundo, o site Frekfly oferece informações práticas sobre os aeroportos. Basta você colocar o aeroporto de saída e de chegada para saber o clima, a moeda local (e a taxa de conversão entre a moeda dos dois países), onde comer e se hospedar nas proximidades, além de fotos e, claro, a localização no GoooooooooogleMaps. Um serviço que também muito útil é o FlightAware, que monitora os vôos comerciais de todo o mundo de graça. Eu demorei um pouco para me entender com ele, talvez porque não tivesse um número de vôo específico para acompanhar, mas é só digitar a companhia aérea e o número do vôo, ou mesmo o nome dos aeroportos de origem e destino, para você ter os horários, se está atrasado, adiantado, cancelado.

E por último, para simplesmente ver imagens e saber mais sobre os lugares que você planeja visitar, o Geobeats oferece video travel guides gratuitos de diversas cidades do mundo inteiro.

Pronto… chega… conforme for me deparando com mais páginas interessantes, eu vou postando. Prometo fazer um só com links para páginas que falem sobre destinos nacionais.

